SÃO SAMBAS

APRESENTAÇÃO


O São Sambas nasceu em 2013 como uma iniciativa para valorização da identidade e cultura afro-indígena brasileira em pernambucana, com o objetivo de impulsionar, por meio do fomento e divulgação das Mestras e Mestres do Coco e Roda no estado, A iniciativa idealizada pelo Instituto Intercidadania junto com a Yalorixá Mãe Beth de Oxum (Hoje Patrimônio Vivo de PE), e o Mestre Zé Negão, homem ex-escravizado, único representante do Coco de Senzala de Pernambuco.

O projeto estava inserido dentro um processo de formação em Cultura Digital e Comunicação encabeçada pela Produtora Colaborativa.PE, dentro da Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE ), com o apoio do Laboratório de Intervenções Artísticas (Laia) e Centro Cultural Coco de Umbigada.

A Concha Acústica abria o palco gratuitamente, todos os meses, para Mestras e Mestres ecoarem seus tambores e suas tradições no coração criativo da universidade. Essas produções aconteciam dentro de atividades práticas do curso de Produção Multimídia e Gestão Colaborativa e envolvia os participantes da formação em todas etapas da produção cultural e divulgação da Sambada.

Antes de cada Sambada, acontecia exibição de filmes com o Cine Concha e uma vivência com o Mestre atração da noite, momento intitulado ‘Papo de Mestre’. Era a oportunidade do público interagir e explorar mais da trajetória, histórias, referências, inspirações e o visões do mundo do Mestre, valorizando suas memórias, seus conhecimentos e os caminhos trilhados até aquele momento.

Dentro do processo formativo, os participantes do Curso de Produção Multimídia, ficavam responsáveis junto com a Colaborativa pela criação de conteúdos digitais na área de Jornalismo Digital (Assessoria de Imprensa e Cobertura Textual), Design, Vídeo, Fotografia e Transmissão Ao Vivo nas redes sociais. Esse ciclo aprendizagem se desdobra na criação de seus portfólios dos participantes ao mesmo passo que impulsiona suas careiros e enaltece os Mestres. Esse processo cultural colaborativo atua para valorizar os saberes tradicionais afro-indígenas que nascem nos terreiros e Candomblé e Jurema e chega aos palcos no formato de shows e vivências para impactar na formação de um público e uma sociedade mais conscientes de suas raízes e identidades tradicionais.  

Durante o ano de 2013 foram realizadas 10 edições do São Sambas, recebendo uma média de 500 pessoas por Sambada, 5 mil no total.

> Foram 30 atrações;

> 10 Mestres da Cultura Popular;

> 20 Grupos Culturais; 

> 10 Exibições do Cine Concha;

> 10 Vivências de Papo de Mestre;

Abrindo o palco para Mestres de 4 municípios de Pernambuco.

Entre as Mestras e Mestres contemplados estão:

Mestre Zé Negão e Mestre Zé Maria (Sambada da Laia – Camaragibe);

Patrimônio Vivo de Pernambuco e Yalorixá Mãe Beth de Oxum (Ponto de Cultura Coco de  Umbigada – Olinda);

Patrimônio Vivo de Pernambuco e Mestra Ana Lúcia (Olinda); 

Mestre Pombo Roxo [In Memorian]. (Olinda).

Mestre Zé Lasca Vara (Movimento Cultural da Várzea – Recife);

Mestre Zeca do Rolete (Janga – Paulista);

Mestra Dona Glorinha (Olinda); 

Lú do Pneu Coco do Pneu (Coco do Amaro Branco – Olinda);

CARTAZES

SIGA NOSSA REDE SOCIAL:

Deixar uma resposta