Rede Colaborativa iTEIA de Cultura Arte e Informação

A Rede Colaborativa iTEIA de Cultura Arte e Informação é uma plataforma de acervo multimídia desenvolvida em software livre que oferece hospedagem gratuita na internet para coletivos e autores independentes criarem uma página com seu acervo com espaço ilimitado para armazenas e divulgar seus conhecimentos, produtos, serviços, notícias e eventos.

No ar desde 2007, contando atualmente com mais de 1000 coletivos culturais cadastrados e mais de 2000 autores independentes. Constituem este grupo entidades culturais, instituições, órgãos públicos, pontos de cultura, empreendimentos culturais solidários e criativos como por exemplo: bandas, grupos de dança, teatro, maracatus, comunidades indígenas e terreiros de matriz africana.  A rede abrange a diversidade da cultura popular brasileira, principalmente as organizações contempladas na rede nacional de pontos de cultura residentes nas regiões nordeste, norte e sul. A rede possui desde 2010 um conselho articulador nacional, lançado oficialmente na TEIA de 2008 em Brasília, sendo a atual formação sido composta em 2012.

Formado por obras autorais de autores publicados na rede em diferentes formatos de mídia como vídeo, áudio, texto e imagens. O acervo multimídia abriga os conteúdos atemporais que constituem a identidade e memória de coletivos, artistas independentes e estão agrupados por formato de mídia e também por canais temáticos.

Notícias e eventos publicados colaborativamente por qualquer autor independente da rede. As notícias publicadas alimentam automaticamente a página inicial do jornal e atualizam o calendário de eventos. Esta parte do acervo é considerada temporal, pois são conteúdos que possuem prazo de validade como releases, inscrições de oficinas, convites para encontros e atividades e também informações de eventos cadastrados no calendário da rede. Estes conteúdos tem uma relevância maior no período em que são publicados por isso ganham automaticamente destaque na página principal e nas redes integradas à plataforma.

O material é produzido diretamente pelos produtores de conteúdo independentes ligados a coletivos de cultura, empreendimentos solidários, cineclubes, rádios comunitárias, comunidades indígenas e quilombolas. Mais do que produzir uma visão externa destes grupos, a Rede Colaborativa iTEIA oferece há mais de 7 anos aos produtores culturais brasileiros um serviço gratuito de hospedagem, licenciamento em creative commons, compartilhamento em redes sociais, e garantindo a manutenção dos conteúdos no ar de forma ininterrupta neste período e com backup de todos os dados armazenados desde o início do seu funcionamento na TEIA Nacional de 2007 em Belo Horizonte / MG.

Assim, os conteúdos produzidos refletem diretamente a visão dos produtores culturais uma vez que são produzidos e postados diretamente por quem está na ponta, sem filtros ou visões intermediárias.

Assim, os conteúdos produzidos refletem diretamente a visão dos produtores culturais uma vez que são produzidos e postados diretamente por quem está na ponta, sem filtros ou visões intermediárias.

O publico que se destina são os interessados em cultura popular brasileira, sejam curiosos, pesquisadores, estudantes, artistas e também o público interessado em baixar, remixar e criar novos conteúdos sem infringir leis de direito autoral, uma vez que na rede ITEIA é possível através da busca avançada refinar buscas específicas sobre formato de mídia, tipo de licença autoral e região geográfica, o que possibilita encontrar informações em copyleft específicas para o tipo de trabalho que este autor esteja pesquisando.

Um diferencial da Rede iTEIA é que toda obra autoral está associada a um ou mais criadores deste conteúdo, o que faz com que o público encontre associado a um material do seu interesse, todos os demais conteúdos dos autores desta obra bem como conteúdos do coletivo cultural que aprovou o conteúdo e do canal temático que abriga esta obra no acervo. Essa inteligência de organização de dados oferecida pela plataforma de tecnologia da informação desenvolvida amplia a oferta de conteúdo relevante ao público usuário do sistema, incentivando o mesmo a navegar mais profundamente na base de dados em assuntos relacionados ao seu interesse.

Para mais informações, acesse:

https://iteia.org.br/

Deixar uma resposta