APRESENTAÇÃO
Somos uma Organização sem fins lucrativos e de interesse público nascida em 2005. OSCIP sediada em Recife – Pernambuco que atua nas áreas de economia sustentável, cultura digital, formação tecnológica e audiovisual, e educação, além de participar de outras iniciativas em parceria com entidades da sociedade civil.
MISSÃO
Promover a comunicação e o intercâmbio de soluções cidadãs que possibilitem a qualidade de vida das pessoas, fomentem o desenvolvimento de uma economia mais sustentável e impactem positivamente no planeta.
VISÃO
O Instituto Intercidadania visa a autonomia e protagonismo local das populações em alta vulnerabilidade social e busca promover a justiça social através da autonomia em processos de comunicação e informação (primordial nos dias atuais) a partir do uso de ferramentas livres para a produção cultural comunitária e da economia solidária como ferramenta de geração de renda que esteja calcada em relações econômicas mais igualitárias.
VALORES
Os valores que norteiam o Instituto Intercidadania são a justiça social, o comércio justo, as autonomias tecnológica, econômica e política, a sustentabilidade das ações e do meio ambiente, através do uso de softwares livres, o reaproveitamento, o reuso, a reciclagem, além da economia solidária pautando os preceitos éticos das relações econômicas que buscamos fomentar.
OBJETIVOS
Articular, promover e multiplicar redes de soluções colaborativas com foco em ações de cidadania, impacto social e sustentabilidade, através da difusão de conhecimentos multiconectados para a promoção de um engajamento em larga escala por parte da sociedade e das cadeias produtivas.
DIRETORIA
Conheça os membros da nossa Diretoria
Patrícia Xavier
Presidente
Eduardo Lima
Vice-Presidente
Pedro Jatobá
Diretor de Comunicação e Marketing
Carlos Luna
Secretário
Alba Lúcia
Tesoureira
CONSELHO FISCAL
Conheça membros do nosso Conselho Fiscal
Ana Carla Flor
Conselho Fiscal
Silvana Feitoza
Conselho Fiscal
Well Carlos
Conselho Fiscal
ORGANOGRAMA
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
O Instituto Intercidadania tem prezado pela sustentabilidade tanto no sentido de preservação do meio ambiente quanto nas práticas da Metareciclagem.
Resíduos Eletroeletrônicos
No que concerne a da Metareciclagem o reaproveitamento, reutilização, recondicionamento e reuso de computadores, além do seu descarte correto são a tônica deste tipo de trabalho no Instituto Intercidadania. Os projetos basilares destes conceitos no instituto são o Polo de Formação e Reuso de Eletroeletrônicos do Recife executado em parceria com o Centro Marista Circuito Jovem, entre 2018 e 2019, que previa a coleta de eletroeletrônicos danificados, a utilização dos mesmos como insumo para aulas de recondicionamento de computadores e a criação de novos computadores a serem doados para instituições do terceiro setor.
Preservação Ambiental
No sentido da preservação mais direta ao meio ambiente podemos destacar projetos como o Pina de Todes, que promove o turismo comunitário sustentável na Bacia do Pina, zona sul do Recife. O projeto engloba um passeio de barco em comunidades em alta vulnerabilidade social, composta de pescadoras e pescadores de peixes e crustáceos. Durante o passeio é possível fazer refeições com o pescado coletado e manejado pela população local, além de uma visita a uma reserva de mangue, onde os próprios turistas junto com a população local, recolhem os dejetos que encalham no mangue após serem incorretamente despejados nos rios, devido ao precário saneamento básico do Recife. Trata-se de um projeto de perspectiva holística que abarca diversas dimensões da sustentabilidade como a social, econômica e ambiental.
Inovação e Economia Circular
O Consórcio Noronha Pelo Planeta, composto por Circularis, Centro Brasil no Clima (CBC), Instituto InterCidadania e SinsPire Cultural, formalizado pelo Termo de Cooperação com a Administração da Ilha em 2019. Parceria de construção do primeiro módulo e do sistema digital de Economia Circular com a Ball Corporation, com 100% de recursos privados e participação de outras empresas – como Ambev, Novelis, Minalba, Renault, Gol e Neoenergia. O Lab Noronha pelo Planeta será referência para novos modelos de Economia Circular, incentivando o consumo com lixo zero e a reciclagem de latas de alumínio em larga escala. Além de um ambiente inovador de reciclagem, o prédio VADELATA Pelo Planeta contará com espaços multiuso para atividades educativas, culturais e eventos, além de alojamento para os colaboradores. [carbono neutro, plástico zero, com sistema digital e inclusão social]