Viveiro experimental iniciado por 3 irmãs é referência no Sertão de Pernambuco e terá apoio do InterCidadania.

O Instituto Florestar fica na Fazenda Folha Miúda no município de Floresta /PE e nasceu de iniciativa independente. Com apenas 08 (oito) meses de criação, o objetivo é formalizar-se para impulsionar a promoção de soluções para construção de uma Bioeconomia para Caatinga integrada à ambiente formativo de escolas públicas e privadas.

A iniciativa nasceu de forma independente e em sintonia com o que o mundo indica ser caminho para o combate de futuros pandêmicos: transformação para combater os efeitos das mudanças climáticas.

Para realidade local – Sertão de Itaparica – o combate a desertificação é um dos principais caminhos para propor o desenvolvimento sustentável planejado. É nisso que Tamires, Tathy e Talita que são irmãs, acreditam! Elas uniram seus conhecimentos em Farmacologia, Biologia e metodologia de pesquisa para dar start ao projeto.

O potencial do Sertão sem dúvidas garante a possibilidade de desenvolver tecnologias para propor arranjos produtivos locais promissores com melhoria de produção, minimizando a escassez hídrica e degradação do solo, melhoria da cobertura vegetal e produção de viveiros, sementeiras e ambiente de pesquisa que dê suporte para gerar alternativas futuras para bioeconomia da caatinga. Uma visão assertiva de futuro que já é possível integrar a outras iniciativas: Farmácias Vivas, Crédito de Carbono para Compensações Ambientais previstas por Fintechs, e matéria para o desenvolvimento da Indústria de fármacos e cosméticos.

A ideia é combater o que já vivemos há anos no Sertão do Nordeste e que só agora foi oficialmente reconhecido pela ONU como refúgio climático. Quem nunca viu casas abandonadas em zonas rurais e histórias de sertanejos que saíram de suas regiões para cidades grandes? A escassez de agua e desertificação com certeza foram fatores determinantes. Hoje já compreendemos que aa forma de combater isso é gerando novos Arranjos Produtivos Locais, aproveitando o potencial dessas regiões e garantindo inserção de tecnologias sociais para um desenvolvimento sustentável”. Patrícia Xavier

O Instituto InterCidadania desde Abril de 2020 criou a campanha TODESPORTODES que agora integra uma Rede de coletivos, movimentos e organizações que tem como missão realizar conjuntamente projetos e ações em diversos territórios estimulando o intercâmbio de soluções, empreendedorismo, ações formativas e de ressignificação de espaços para o desenvolvimento sustentável. Uma forma de colaborar e fortalecer projetos para que possam se estruturar à formatos que facilitem receber investimentos e obter auto sustentação para implementação de políticas públicas nas regiões.

Contatos do Instituto Florestar:

+55 81 99798-9075 – Tati Calaça

Instagram: https://www.instagram.com/florestarinstituto