Pina de TodEs: Justiça Climática

Este projeto faz parte do Programa “Todes Por Todes” que pretende transformar o mundo através do fortalecimento de jovens lideranças climáticas de comunidades vulneráveis, gerando referência à ser replicada a qualquer território e sendo capaz de monetizar a sustentação do projeto que já promove Educação Ambiental no Recife, levando hortas comunitárias, educação ambiental para crianças, e atividades que integram realidades sociais diferentes.
A proposta é integrar atividades de pescadores e crianças que são monitoradas por jovens da comunidade e suas famílias que se engajam, atualmente, na recepção de visitantes que buscam entender os impactos ambientais sobre produção pesqueira, a crise sanitária à qual é exposta a população mais pobre, a vulnerabilidade pelo avanço do mar e falta de saneamento.
O local possui uma grande diversidade de paisagens, entre praias, rios e manguezais a bacia do Pina, proporciona um encontro com a natureza plena, aliado à cultura dos pescadores, faz com que o destino dessa experiência possibilite vivências inesquecíveis, não só por suas águas, mas, sobretudo por colocar as pessoas frente a frente com a magia da vida onde os turistas são convidados a mergulhar nessa emoção da gastronomia local.

DEPOIMENTOS

GALERIA DE FOTOS



ROTA AMBIENTAL

Implantar o turismo de experiência na comunidade do Pina, Recife-PE, narrado por jovens e crianças da comunidade pesqueira – líderes climáticos treinados, que interagem estimulando o olhar para os impactos ambientais provocados no mangue pelo ambiente urbano e pela falta de consciência ambiental. Uma verdadeira reflexão sobre temas atuais como o Racismo Ambiental e a luta por Justiça Climática, a partir de uma nova perspectiva e olhar que traz compreensão para a importância e relevância de um desenvolvimento sustentável capaz de promover mais equidade e interação de várias mãos! Como finalização do passeio, haverá visita ao Case Negralinda na Ilha de Deus que possibilita enxergar o que a gestão em governança é capaz de gerar ressignificando e transformando a vida da periferia implementando ações através da gastronomia local, valorizando a implantação de economias criativas e estimulando as diversas capacidades econômicas de arranjos produtivos locais que sobrevivem de um futuro mais consciente. Uma história de fortalecimento de base comunitária com promoção do empreendedorismo criativo e consciente. Lá a viagem permite fechar o ciclo sendo possível perceber que é possível sonhar e contribuir com um sonho coletivo. Lá você terá contato com o artesanato , com a culinária e uma comunidade tradicional que fomenta mais de 100 mulheres empreendedoras em PERNAMBUCO. Escolha essa viagem e venha conosco!

ROTA TURÍSTICA

Recife, cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe, tem um passeio encantador sob suas pontes pelo Turismo de Experiência na “Rota Turística”, onde podem apreciar as paisagens e vários pontos turísticos, o Porto, o Parque de Esculturas Brennand, o Recife Antigo e ainda um belíssimo por do sol no final do passeio!

O nosso diferencial do passeio é criar uma possibilidade de observação e contemplação que unam a interação com a cultura local e seu moradores, criando uma ligação emocional e de interação de impacto de experiência.

PRECIFICAÇÃO


Todo valor é revertido para pagamento ao pescador, a família da criança que palestra e recepciona os turistas, ao guia jovem e as mulheres envolvidas no Bistro Negralinda. Cada Passeio garante deixar uma taxa de manutenção para o projeto Amigos de Pirrita que se engaja em gerar formações para os guias e crianças, e comprar suprimentos para manutenção do Passeio e reparo de barcos. Os turistas que aderirem ao passeio poderão levar água, suco ou refrigerante para refrescar-se, de preferência em Lata – que fica revertido para reciclagem. Cada barco conta com o cooler para apoiar os turistas visitantes.

ROTA AMBIENTAL

QUANDO: Dia 26 de Dezembro/21

HORÁRIO: Manhã, saída as 9h.

VALOR: R$ 125,00 + 1Kg de alimento não perecível

(Barco para até 10 pessoas)

*Incluso Almoço (Negralinda) e Apoio de Cooller com Gelo

ROTA TURÍSTICA

QUANDO: Dia 26 de Dezembro/21

HORÁRIO: Tarde, saída as 14h.

VALOR: R$ 125,00 + 1Kg de alimento não perecível

(Barco para até 10 pessoas)

*Incluso Mariscada e Apoio de Cooller com Gelo

CHAVE PIX
AMIGOS DE PIRRITA

>>81 984783501<<

MAPA ROTA AMBIENTAL

Ver em ecrã total

http://u.osmfr.org/m/683332/



Reserve seu Passeio

Solicitação de Reserva

 

Verificação

ENDEREÇO

Pina, Recife – PE, 51110-131

PARCEIROS:

Um agradecimento especial aos nosso parceiros, pelo apoio e colaboração!


FICHA TÉCNICA:

Produção Executiva:

Patrícia Xavier

Silvana Feitoza

Apoio e Mobilização:

Pedro Pirrita

Bruna Barros

Captação de Imagens:

Eduardo Lima

Pedro Pirrita

Mapeamento da Rota no Open Street Maps:

Carlos Luna

Edição e Finalização (Imagens e Vídeos):

Eduardo Lima

Web Design:

Pedro Jatobá

Eduardo Lima