Neste último sábado (18), foi realizada no Engenho Poço Comprido, em Vicência, Zona da Mata Norte de Pernambuco, a 2ª Assembleia Geral de Pontos de Cultura de Pernambuco.
No período da manhã os artistas e produtores culturais apresentaram as demandas necessárias para a retomada do programa Cultura Viva em Pernambuco.
Na ocasião, foi lida a “Carta de Serra Talhada Escrita à Luz de Lampião”, documento elaborado na 1ª assembleia, realizada nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2022 na cidade de Serra Talhada.
A carta contém diversas demandas de políticas públicas para serem implementadas tanto para o Ministério da Cultura (MinC), quanto para a Secult-PE/Fundarpe.
O documento foi entregue ao atual Secretário Executivo da Secult-PE, Leo Salazar, que reforçou os esforços da atual gestão em escutar as necessidades de todo o setor cultural e se comprometeu com as propostas apresentadas na carta.
Durante o período da tarde Cleonice Maria (Ponto de Cultura Cabras de Lampião / GT Transição) e Eduardo Lima ( Instituto Intercidadania / Pontão de Cultura Digital iTEIA / GT Cultura Digital / Produtora Colabor@tiva.PE), apresentam alguns informes sobre a retomada dos diálogos entre a CNPdC ( Comissão Nacional dos Pontos de Cultura) e o MINC.
A principal prioridade destacada pelos presentes durante o encontro é a aprovação e regulamentação da Lei Cultura Viva em Pernambuco que será enviada para Assembleia Legislativa do Estado.
Ao final do encontro os participantes encerraram de mãos dadas dançando uma ciranda.
Para acessar a “Carta de Serra Talhada Escrita à Luz de Lampião” na íntegra, basta clicar aqui.
REGISTRO FOTOGRÁFICO DO ENCONTRO:
Fotos Elimar Caranguejo (@elimar_caranguejo):
Fotos Eduardo Lima (@eduardomultimidia):
Fotos Douglas Fagner (@douglasfagner):
Fotos Thiago Leal (@thiagoleal3):